terça-feira, 3 de novembro de 2009

LIVROS RAROS III


Livro A EVOLUÇÃO DA FÍSICA" de Albert Einstein e Leopold Infeld, com tradução de Monteiro Lobato.


Diz na contra-capa:


"Não é frequentemente que o "leigo" tem ensejo de ler a exposição dum alto conhecimento científico elaborado pelo cerebro que o concebeu.

Nesta obra, que é o feliz resultado da colaboração do autor da teoria da relatividade com um dos seus companheiros de pesquisas, o leitor encontrará uma simplificada, mas autorizada, exposição do desenvolvimento das ideias na ciencia fisica, desde os abstrusos começos até o dia de hoje. A historia que os dois autores contam é das mais fascinantes, pois é a historia das tentativas do espirito humano para compreender a engrenagem universal..." (Digitado como o original)


Edição Compnahia Editora Nacional, 1939

Livro velho em bom estado de conservação

LIVROS RAROS II


Livro : As Grandes Obras de Filosofia - "DO ESPÍRITO DAS LEIS" de Montesquieu.


Diz na contra-capa do livro:

"Apresentamos em cuidadosa, fieal e completa tradução, com as notas originais da edição definitiva francesa, a obra acima.

Desnecessário será falarmos da contribuição valiosa que êste lançamento representa para a cultura do povo brasileiro e do esforço realizado por esta Editôra, apresentando êste livro que, para âqueles que não o conhecem, significa mais uma contribuição para elevar o nivel cultural do Brasil entre os povos que falam o vernáculo. Para os que tiveram o prazer de lê-lo em outras línguas, sentir-se-ão satisfeitos e orgulhosos com o aparecimento pela primeira vez em nossa língua deste livro.

É um trabalho de fôlego, verdadeira enciclopédia da espécie humana estudando-a sob o ponto de vista filosófico, jurídico e histórico e também nos seus costumes, usos, raças e origens quer dos países, quer dos mais remotos da África, Ásia, Europa, América, etc.

Possuir este livro, é ter uma verdadeira jóia da sabedoria humana"

(texto digitado como o original)


Primeiro volume, Edições e Publicações Brasil Editora S.A.

Sem ano de publicação.

Livro velho em bom estado de conservação.



LIVROS RAROS I


"O Corcunda de Notre Dame" de Victor Hugo


Livro editado em 1957, tendo em seu Prefácio:


ANATKH

Há anos, o autor dêste livro, visitando, ou, para melhor dizer, esquadrinhando a Igreja de Nossa Senhora, encontrou, em um recanto de uma das torres, a seguinte palavra gravada a mão numa parede: ANATKH

Estes Caracteres gregos, negros de velhos, e fundamente gravados na pedra, não sei que sinais particulares de caligrafia gítca impressos nas suas formas e nas suas atitudes, como para indicar que fora um punho medieval que os escrevera ali, e principalmente a intenção lúgubre e fatal que contêm, impressionaram o autor de uma maneira vivíssima...

...O homem que escreveu esta palavra nessa parede, apagou-se na memória das gerações há muitos séculos já; a palavra, a seu turno, desapareceu da parede do templo, como este desaparecerá da terra, muito breve talvez.

Foi dessa palavra que nasceu este livro. (Digitado como o original)

Março, 1831
Este livro contém na capa Gina Lollobrigida, numa cena do Filme O CORCUNDA DE NOTRE DAME, 398 páginas.
Ano de 1957 - Edições "O Livreiro" Ltda.
Livro velho, mas em bom estado de conservação.

MOMENTO REFLEXÃO II


Franz Kafka

Franz Kafka (1883-1924), escritor tcheco de língua alemã. É considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX.

Kafka nasceu em Praga (03/07/1883), cidade que pertencia ao império austro-húngaro, filho de um comerciante judeu muito abastado, cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã.

Na adolescência, declara-se socialista e ateu. Participa de reuniões com grupos anarquistas e, no fim da vida, engaja-se no movimento sionista. Cursa Direito em Praga, formando-se em 1906. Passa a trabalhar em companhias de seguros e, em paralelo, dedica-se à Literatura. Em 1917, é obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose. A maior parte das suas obras foram publicadas postumamente.

Fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica e uma síntese entre uma racional lucidez e um forte traço irônico. Além do realismo, seu estilo é marcado pela crueza e pelo detalhamento com que descreve situações incomuns – como em O Processo , de 1925, cujo personagem principal é preso, julgado e executado por um crime que desconhece. Em seus livros, é constante o confronto entre os personagens e o poder das instituições, demonstrando a impotência e a fragilidade do ser humano. Escreve ainda A Metamorfose (1916) e O Castelo (1926).

"Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece."

"O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida."

"Só podia encontrar a felicidade se conseguisse subverter o mundo para o fazer entrar no verdadeiro, no puro, no imutável."

"A única coisa que temos de respeitar, porque ela nos une, é a língua."

"Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós."

Momento Poesia IV



A Esperança (Augusto dos Anjos)

A Esperança não murcha, ela não cansa,
Também como ela não sucumbe a Crença.
Vão-se sonhos nas asas da Descrença,
Voltam sonhos nas asas da Esperança.

Muita gente infeliz assim não pensa;
No entanto o mundo é uma ilusão completa,
E não é a Esperança por sentença
Este laço que ao mundo nos manieta?

Mocidade, portanto, ergue o teu grito,
Sirva-te a Crença de fanal bendito,
Salve-te a glória no futuro - avança!

E eu, que vivo atrelado ao desalento,
Também espero o fim do meu tormento,
Na voz da Morte a me bradar; descansa!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009


MOMENTO REFLEXÃO I

Albert Einstein

Einstein nasceu na Alemanha no ano de 1879. Ele foi físico e matemático e até hoje é conhecido pela sua genialidade.

Com sua Teoria da Relatividade mudou o pensamento da humanidade a respeito de tempo e espaço. Esta foi apresentada por ele no ano de 1905, sendo reapresentada com mais informações no ano de 1915. A partir daí, soube-se que era possível criar uma potente arma nuclear.

Em 1921, esta notável figura recebeu o Prêmio Nobel de Física ao explanar sua teoria quântica, que apresentava esclarecimentos sobre o efeito fotoelétrico.

Este brilhante físico e matemático era de origem judia, e, como todo povo judeu, ele foi perseguido pelos nazistas; contudo, ele conseguiu deixar a Alemanha, passando primeiramente pela Inglaterra, e, posteriormente, estabeleceu sua moradia nos Estados Unidos, onde se naturalizou cidadão americano.

Einstein entristeceu-se profundamente ao ver as conseqüências desastrosas da bomba nuclear, e, uma semana antes de sua morte, relatou este fato em uma carta escrita a Bertrand Russel, onde pedia que seu nome fosse colocado numa petição onde clamava para que a produção de armas nucleares fosse abandona.

Este grande homem, que tanto contribuiu com sua genialidade, passou os últimos anos de sua vida em busca de uma teoria onde pudesse trabalhar ao mesmo tempo com matemática e com as leis da Física. Contudo, sua busca não pôde ser concluída, pois, em 1955, o mundo perdeu este cientista de cérebro brilhante.

"A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro".

Momento Poesia III


Assim eu vejo a vida (Cora Coralina)


A vida tem duas faces:

Positiva e negativa

O passado foi duro

mas deixou o seu legado

Saber viver é a grande sabedoria

Que eu possa dignificar

Minha condição de mulher,

Aceitar suas limitações

E me fazer pedra de segurança

dos valores que vão desmoronando.

Nasci em tempos rudes

Aceitei contradições

lutas e pedras

como lições de vida

e delas me sirvo

Aprendi e viver.