terça-feira, 8 de dezembro de 2009

GUSTAVE FLAUBERT


Gustave Flaubert - nasceu em Ruão no dia 12 de dezembro de 1821 e morreu no dia 08 de maio de 1880 em Croisset - escritor francês considerado um dos maiores escritores ocidentais.
Resultado de cinco anos de trabalho, seu romande de estréia, Madame Bovary, é uma dura depreciaçao dos valores burgueses. Segundo alguns críticos conservadores, Falubert ridicularizou sua própria condição social. Mas como a sua lentidão em produzir levou mesmo um crítico a afirmar que ele "era dotado para escrever".

"O coração é uma riqueza que nãos e vende e não se compra. O coração é uma riqueza que se dá."

FIÓDOR DOSTOIÉVSKI


Fiódor Mikhailovich Dostoiésvki nasceu no dia 11 de novembro de 821 em Moscou e morreu no dia 9 de fevereiro de 1881 - escritor russo considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. Tido como fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita".
Sua obra Crime e Castigo foi publicada em 1866, considerada por muitos como uma das obras mais famosas da literatura mundial.
Seu último romance Os Irmãos Karamazov, foi considerado por Sigmund Freud como o melhor romance já escrito.


"A falta de liberdade não consiste jamais em estar segregado, e sim estar em promiscuidade, pois o suplício inenarrável é não pode estar sozinho."

BERTOLD BRECHT


Bertold Brecht: Nasceu em Ausburg em 10 de fevereiro de 1898 e morreu em 14 de agosto de 1956 em Berlim. Foi um destacado dramaturgo,poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-se mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Esemble realizadas em Paris durante os anos de 1954 e 1955. No final dos anos 20 torna-se marxista, vivendo intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico.

"Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são imprescindíveis"

WALT WHITMAN


Walt Whitman: O Poeta da América

Walt Whitman, morto em 1892, foi um dos maiores poetas da Améica e considerado um bardo a serviço da democracia. Ninguém como ele até então enalteceu, com versos soberbos, o regime dos Estados Unidos da América, além de ter iniciado a emancipação da literatura de seu País do costume de imita os europeus.

"Esta manhã, antes do alvorecer, subi numa colina para admirar o céu povoado, e disse à minha alma: Quando abarcamos esses mundos e o conhecimento e o prazer que encerram, estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E a minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos prosseguiremos no caminho".