quarta-feira, 12 de maio de 2010

O PERFIL DO INTELECTUAL. OU PSEUDO-INTELECTUAL???


Cada dia que passa me pergunto: onde estão os intelectuais? Não os pseudo-intelectuais, que se julgam intelectuais, os que a gente vê e dão um ar de quem acabou de ler o livro mais difícil do mundo. Leu todos os livros da moda: "Crepúsculo", "Lua Nova", etc, etc. Com ar de quem leu "O Mundo de Sophia" e achou um livro muito bom e aconselha aos amigos a lerem. Digo isso porque comecei a ler e destestei, acho que não estava preparada para ler naquele momento... aliás.... estou esperando ficar preparada e nada ainda!!!) Ou qualquer livro de filosofia, desde que seja de filosofia!!!!! Para esnobar qualquer filósofo de verdade que surgir na frente. Ainda ouvindo músicas de Caetano Veloso em inglês, ou Gilberto Gil, ou ainda João Gilberto. Ah é muito CULT.

Que adoram entrar num Sebo e dizer: estou acostumado a frequentar lugares assim, dão uma olhada e vão embora.... sem comprar nada... ou quando compram ainda pechicham (isso que nos Sebos os preços já são baixos).

Os intelectuais que admiro são os que não parecem ser... apenas são.... Não ligam para conjecturas nem para o que falem dele. Leem o que dá vontade, admiram e apoiam as pessoas que leem Paulo Coelho, são educados, não falam o que pensam, pois pode estar frustrando o leitor de Paulo Coelho e pode até fazer nunca mais ler livro nenhum. É melhor ler qualquer coisa do que não ler.

Andam na simplicidade de seus hábitos, roupas, chegam de mansinho como não querem nada com nada... para não serem notados.... Olham, falam baixo para que ninguém os perceba, para que ninguém venha falar abobrinhas e ainda sugerir um livro que eles destestam. São educados... dizem "não" educadamente... Compram sem olhar o valor quando gostam do livro e ainda levam uns quantos quando o local e os livros lhes agradam.

Ah como é bom quando chega uma pessoa assim. Como a gente aprende com eles, a tolerância, a humildade, a intelectualidade disfarçada. Pensam, observam, dão um sorrisinho modesto e vão embora e a gente fica com a impressão que somos uns tolos, olhando para as prateleiras para ver qual o próximo livro que começaremos a ler hoje.

Um comentário:

  1. "Que adoram entrar num Sebo e dizer: estou acostumado a frequentar lugares assim, dão uma olhada e vão embora.... sem comprar nada... ou quando compram ainda pechicham (isso que nos Sebos os preços já são baixos)."

    Baixos? Os preços de sebos de verdade são baixos, não de uma loja elitizada de livros, que texto ridículo, bem digno de Camaquã mesmo, eu vou em sebo pra comprar livros baratos, os preços do sebo Dom Quixote são terriveis, não vou comprar um livro velho que é cobrado cinco reais a menos do que um novo! O que leva uma pessoa pensar que a sua definição de "Intelectual" é a correta, e postar em uma rede de ralacionamento, rah, esse seu protesto barato, se ninguém compra nada no seu sebo não quer dizer que todos estão errados, e sim que sua forma está, quem quer que seja és um prepotente, já entrou em um sebo digno de saída de livros? Prepotente terrível

    ResponderExcluir