terça-feira, 4 de janeiro de 2011

JOSÉ SARAMAGO


No ano de 2010 tivemos uma grande perda na literatura mundial: se foi José Saramago, no dia 18 de junho de 2010, na sua residência em Lanzarote, aos 87 anos. Grande escritor português, seu estilo se caracterizava pelos parágrafos muito longos e escassez de pontuação.
Saramago era considerado como o criador de um dos universos literários mais pessoais e sólidos do século XX e uniu a atividade de escritor com a de homem crítico da sociedade, denunciando injustiças e se pronunciando sobre conflitos políticos de sua época. Em 1997, escreveu a introdução para o livro de fotos "Terra", em que o fotógrafo Sebastião Salgado retratava a rotina do movimento dos sem-terra no Brasil.
Um de seus livros, "Ensaio sobre a cegueira", que conta a história de uma epidemia branca que cega as pessoas, metáfora da cegueira social, foi levado às telas em um produção hollywoodiana filmada pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles (de "Cidade de Deus") em 2008. O autor, normalmente avesso a adaptações de suas obras, aprovou o trabalho de Meirelles.
O mundo literário lamenta sua perda, mas suas obras e seu estilo ficam para sempre e marcam uma época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário